Varejo 4.0 – Tecnologia nos Negócios

Os avanços tecnológicos dos últimos anos e o cenário econômico mundial mudaram a forma de comunicar, vender e consumir. Essa nova fase do Comércio tem uma proporção gigantesca e os varejistas precisam estar de olho para acompanha-las.

A nova era conhecida como Varejo 4.0, concilia as tendências da internet com o mundo real para aprimorar a experiência de compra, relacionamento com o cliente e virá com tudo em 2020. Agora, acompanhar o comportamento do público da sua empresa é a chave para reinventar suas estratégias de venda. Esse novo modelo veio para mudar a proposta de valor do seu negócio e estabelecer um diferencial competitivo no mercado, utilizando as tecnologias para agilizar a coleta de informações do seu público. Compreendendo os hábitos dos clientes, você consegue identificar qual o meio que eles usam para fazer compras.

Esse novo perfil de consumidor não busca apenas por um produto de qualidade; eles querem aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, comparar, ser reconhecido, levar o produto, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. A tecnologia e o mundo real se misturam para criar vínculos emocionais e sociais com os clientes. O meio digital é usado como canal de auxílio na compra, e a loja física aprimora essa experiência.

Mas como aplicar Varejo 4.0 no seu negócio?

Veja alguns passos que podem ser adotados na sua empresa para coletar informações e conhecer melhor o seu cliente:

• Wifi: ofereça de graça, mas peça um cadastro em troca. Por meio desse cadastro você pode estruturar um programa de fidelidade, envio de ofertas e promoções, por exemplo.

• Beacons: esses aparelhos de proximidade emitem informações por bluetooth nos smartphones cadastrados. Com esse recurso você pode identificar um cliente registrando suas ações no estabelecimento, qual o tempo gasto dentro da loja e o que comprou.

• Câmeras com sensores de calor: mais utilizadas em shoppings, lojas, mercados e aeroportos, consegue mapear o caminho que o consumidor fez ao entrar na loja e qual o local onde permaneceu por mais tempo.

• Aplicativo com geolocalização: entrar em um estabelecimento e receber notificações com informações de produtos e as ofertas do dia. Esse exemplo é muito usado nos aeroportos para informar aos usuários as áreas de embarque, cafés e os balcões das companhias aéreas.

Lembre-se que também é importante ter um estabelecimento com design diferente e agradável, tenha um layout de loja em que o consumidor tenha um espaço ideal para transitar, se sentir a vontade e promova a sua marca transmitindo os valores da empresa por meio de informações e histórias nas redes sociais.