Cross-selling e Resultados Positivos

Quando um cliente entra no seu negócio, a oportunidade de vender, criar uma boa experiência e fidelizar não pode ser desperdiçada. Tendo em vista estas questões, colocar em prática algumas estratégias pode contribuir com o sucesso. Uma dessas técnicas é o cross-selling , que foca em oferecer ao cliente produtos ou serviços complementares ao que está sendo adquirido.

Vale pontuar que o Cross-selling não se trata de manipular o cliente, mas sim oferecer um mix de itens relacionados à escolha original e que possam despertar o interesse no cliente por aprimorar a sua compra.

Um exemplo básico:

O cliente vai a loja e adquire um tênis de corrida e vê próximo ao caixa meias, garrafas térmicas e outros acessórios que complementam a venda, sem forçar a compra.

Perceba que exista um estímulo sutil para que ele continue comprando, sem forçar a nada.

Mas atenção, ao utilizar o método no seu negócio, alguns pontos que devem ser considerados:

– Sugestões simples! Nada de tentar vender artigos que não tem relação com o produto;

– Não faça cross-sell de um número elevado de produtos, além de confundir pode tirar o foco do cliente;

– Construa credibilidade com o cliente, ofereça produtos que tiveram maior saída nos últimos meses, cite exemplos, experiência de clientes que compraram o mesmo;

– Treine sua equipe para que conheçam as técnicas e obtenham resultados positivos, depois de um tempo dê um feedback, avalie e, se possível, bonifique quem teve melhor resultado;

Agora é colocar a mão na massa! Que tal uma ponta de gôndola com itens que se complementam?  Boas vendas