Sustentabilidade no Varejo

Atualmente, o varejo sustentável é uma obrigação de qualquer companhia que tenha responsabilidade com o mundo e seus clientes. Devido ao tamanho, abrangência, alcance e complexidade, as empresas ligadas ao varejo e logística estão em posição privilegiada para contribuir de maneira significativa na busca por um mundo mais sadio e mais lucrativo.

Ações simples como a correta exploração da luz natural para iluminar centros de distribuição e lojas, utilização de cisternas para coletar água da chuva, implantação de telhados verdes, utilização de energia limpa e disponibilização de centros de reciclagem podem ser praticadas por qualquer empresa com resultados muito positivos. Ações mais complexas, por outro lado, não são tão fáceis de implementar, porém são as que possuem o maior potencial para produzir benefícios expressivos ao meio ambiente e reduzir custos em maior escala.

Vejamos alguns tópicos que podem ser implementados nos mais diversos ambientes do varejo:

Ajuste seus fornecedores: A busca de fornecedores preocupados e reconhecidos como sustentáveis, que possuam processos de fabricação não poluentes e que estejam localizados próximos aos seus centros de consumo mostrará uma empresa preocupada com o futuro.

Alguns pontos que podem ser levados em consideração são:

• Utilização da água da chuva para a maior parte dos processos de produção;

• Tratamento e correto descarte da água utilizada, sem adição de produtos químicos;

• Utilização de materiais ecológicos que evitam o desmatamento;

• Correto descarte de produtos potencialmente danosos;

• Diminuição da emissão de gases de efeito estufa nocivos a humanos e animais;

• Qualquer outra atividade que busque impacto zero de carbono.e ajustes nos centros de distribuição.

 São exemplos de atividades que trazem benefícios consideráveis em termos de sustentabilidade e economia:

• Utilização de energia limpa proveniente de parques eólicos ou de painéis solares;

• Telhados verdes para reduzir a temperatura e a necessidade de equipamentos de atenuação do calor;

• Iluminação proveniente de luz natural para reduzir o gasto de energia e trazer mais bem-estar aos funcionários;

• Otimização do uso de embalagens de transporte (pallets, gaiolas e outras);

 • Emprego da logística reversa com a prática do backhaul;

• Criação de mecanismos entre empresas de compartilhamento de ativos, espaços de armazenamento e transporte;

• No futuro breve, utilização de caminhões autônomos (sem motorista) e elétricos.

Dentro dos estabelecimentos, podemos observar:

• Utilização de tags eletrônicas para preços que facilitam a implantação de descontos e garantem o preço correto nas gôndolas;

• Garantia que os equipamentos adquiridos, tais como computadores, impressoras, freezers, geladeiras, fornos, iluminação, entre outros possuam baixo custo de energia;

• Eliminação de materiais descartáveis, tais como copos, pratos e talheres de plástico, trocando-os por materiais reutilizáveis;

• Produtos (gôndolas, expositores, armários, check-out) com certificado de origem ou de materiais ecologicamente corretos;

• Reciclagem de insumos administrativos do dia a dia;

• Reuso de papelão e outros materiais de embalagens;

• Impressão nos dois lados de cada folha de papel;

• Mudança para baterias recarregáveis e fornecimento de centros de reciclagem para os clientes descartarem as baterias usadas• Utilização de produtos ecológicos para  limpeza;

• Provimento de sacolas reutilizáveis, como as de tecido ou as de plástico orgânico.

Um exemplo a ser citado quando falamos de sustentabilidade é o supermercado Walmart, que criou o seu próprio índice de sustentabilidade em cooperação com o Consórcio de Sustentabilidade, uma organização independente, que facilita encontrar produtos que foram fabricados por meio de operações sustentáveis.

Comece a implementar pequenas ações na sua empresa e veja os benefícios que isso pode gerar. Além do retorno financeiro, o ganho social pode superar o maior dos lucros.