O uso de um mobiliário adequado melhora os resultados no varejo!

A escolha e a disposição dos móveis em um estabelecimento afetam a permanência e o desejo de compra dos clientes. Para entender algumas formas de aumentar e eficiência dos moveis dentro das empresas e aprimorar a experiência de compra que é oferecida aos usuários, seguem algumas dicas:

PONTO DE PEGA

A altura do ponto de pega (o ponto em que o cliente consegue alcançar um produto sem dificuldades) deve ser de 1 m a 1,6 m – esta é considerada também a altura do nível dos olhos.

ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS

Use gondolas e expositores que permitam a categorização e a organização dos produtos por cores, estilos, tamanhos ou qualquer outro critério que facilite a escolha do cliente, de preferência em um ponto concentrado da loja.

MÓVEIS DE EXPOSIÇÃO

Posicione expositores mais atrativos a cerca de 1,5 m da entrada e ao lado direito da loja, onde a atração visual é mais forte para quem entra no estabelecimento.

CONCEITO DAS PEÇAS

Busque um layout e móveis que sejam condizentes com a marca e com a linguagem que a empresa usa para se comunicar. Mobiliário rústico pode não fazer muito sentido para uma marca que se posiciona como moderna, por exemplo.

AMBIENTE AGRADÁVEL

Construa um ambiente prazeroso, considerando as diferentes necessidades de cada negócio. Uma loja de sapatos precisa de vários assentos disponíveis, por exemplo.

CIRULAÇÃO

Atenção ao criar fluxos de circulação. A forma que você posiciona o mobiliário, vai conduzir o consumidor dentro da sua loja.

LOCALIZAÇÃO

Use elementos de sinalização e o próprio mobiliário (testeiras) para criar setores e facilitar a localização do cliente no espaço.

ESPAÇOS LIVRES

Para evitar desconforto e sensação de falta de espaço, preserve a circulação e a visualização dos produtos utilizando móveis em, no máximo, metade do espaço da loja. Também resista à tentação de lotar o ponto de venda com produtos. Quanto melhor for a circulação, mais o cliente percorrerá a loja, com mais chances de compra.

QUALIDADE NAS PEÇAS

Escolha gondolas e expositores de boa qualidade, duráveis, práticas e versáteis, de maneira que possam ser reaproveitadas em outros ambientes ou pontos da loja. Na hora da decisão, vale a máxima: o barato sai caro.

Respeite a diversidade, adote dimensões de circulação e de portas que atendam pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Esse conjunto de informações aplicados a sua loja, poderão contribuir para que venda muito mais.