Evite a Perda de Vendas de Fim de Ano

É incontestável que objetivo do varejo é vender, principalmente na reta final do ano, porém este não é um processo imune a problemas e incidentes que podem atrapalhar bastante seu andamento.

Por exemplo, casos em que o produto adquirido não chega a tempo de ser vendido, ou chega com defeito, ou possui algum erro no processo ou no estoque, podem gerar perdas de venda e consequentemente comprometer de forma significativa o faturamento da empresa e que são comuns nessa época devido à movimentação. E para evitar é necessário primeiro descobrir quais os tipos de perda:

  • Erros em processos usuais dentro das lojas – como quebras e avarias causadas pela manipulação seja de funcionários ou clientes, produtos vencidos, deterioração de perecíveis…
  • Danos ao estoque que não podem ser previstos – como furtos internos, externos e falhas no processo de registro e venda dos produtos, desvios e diferenças na frente de caixa.

Trabalhar com a prevenção é a forma mais segura de evitar que os impactos das perdas previstas e com potencial conhecido, ou também as perdas não previstas, causem um prejuízo financeiro ainda maior para a organização e algumas medidas que podem ser adotadas são:

  • Invista em tecnologia, câmeras, gravadores, alarmes, etiquetas inteligentes, cadeados eletrônicos e sensores, mas sem comprometer a experiência do consumidor;
  • Realize inventários constantes, pois permitem que você tenha o controle dos produtos em estoque, das gôndolas, e possibilita encontrar e analisar erros e furtos;
  • Tenha como aliado, softwares de gestão do negócio devidamente alimentados, para que enxergue o todo e planeje ações rápidas a fim de evitar furos no estoque, rupturas na prateleira e etc.;
  • Capacite seus colaboradores, pois o desenvolvimento humano é um dos principais fatores para o sucesso da empresa;
  • Não economize na manutenção;
  • Otimize seu espaço e mantenha o mix de produtos em locais adequados;
  • Certifique que as peças do seu estoque estão armazenados e organizados para contribuir com a agilidade do processo.

Com essas dicas, aproveite o fim de ano, e boas vendas!